sábado, novembro 17, 2007

Big Brother is Watching you


Cada vez mais esta frase tem sentido. Cada vez mais esta frase deixa de fazer parte de uma das maiores obras literárias do século XX para se imiscuir nas nossas vidas não como ficção mas como realidade. A Inglaterra continua a apostar forte e feio no lema da vigilância de todos para a protecção de todos, mas será sempre assim? Só para terem uma ideia a Grã Bretanha conta actualmente com 4,2 milhões de câmaras (o que dá uma para 14 pessoas) e estima-se que cada pessoa, em média, seja capturada 300 vezes ao dia pelo "Grande Irmão". O que acontecerá (se é que já não aconteceu) quando todo este sistema cair nas mãos erradas? E o que será da mentalidade dos Ingleses em relação a ameaças estranhas daqui a uns anos? Já estou a imaginar... mal vejam um muçulmano como uma mala estranha na rua denunciam-no imediatamente, e as autoridades (como também são pessoas), prendem-nos imediatamente e o tratamento que lhe darão a seguir só daqui a uns anos vamos conhecer, caso a Inglaterra e outros países não parem com este controlo das massas em prol da "Grande Nação" que se defende de um "Exterior Decadente e Arruinado", o nosso rumo será mesmo em direcção a uma Sociedade Orwelliana.

Até à pouco tempo poderia-se considerar o livro 1984 de George Orwell demasiado alarmista, mas, actualmente o que é alarmista é todo esta gritaria e todo este aparato em volta da segurança nacional de cada um. Que um país se tenha de defender tudo bem, agora que um país além de se defender espie literalmente todos os seus habitantes já não é assim tão bom, antes pelo contrário. Eu sei que ainda não chegámos à fase dos telecrãs mas parece que para lá caminhamos, e mesmo assim, já o facto de controlarem-nos os movimentos que temos na rua e de estarem sempre a escutarem quando dizemos palavras alarmantes ao telefone e não só já é bastante mau. Reparem só nestes cartazes afixados ao longo de Inglaterra:
torna-se evidente que este receio pela sociedade do "Grande Irmão" seja cada vez maior. Para uma melhor compreensão desta sociedade vejam o filme The Big Brother State.


Um bem haja e


Sorria, está a ser filmado! :)

1 comentário:

Sr. J. disse...

A ideia do cidadão polícia, do denunciante ao estilo da PIDE renasce perante nós. A primeira versão deste renascimento em Portugal chama-se lei do Tabaco.